ESCOLHA SUA CIDADE:

DEMAIS REGIÕES, LIGUE:

(62) 3233-7847

BLOG GENTE DA PAZ

Serviços de traslado funerário: facilitando a jornada dos entes queridos

13/05/2024

Ao contratar um plano funerário, é preciso verificar se a empresa oferece serviços de traslado. Afinal, não sabemos como serão as condições da nossa partida e se estaremos na cidade em que iremos receber as últimas homenagens.

Esse serviço consiste no transporte da pessoa falecida até, geralmente, a cidade em que sua família mora. Assim, a viagem pode ser intermunicipal, interestadual ou mesmo entre países. 

Porém, várias normas são aplicadas para que o traslado seja realizado com segurança, respeito e sem riscos sanitários. Preparamos este material para te explicar mais sobre o assunto e também mostrar que, com um conjunto de serviços funerários de qualidade, não é preciso se preocupar com as burocracias. 

 

As documentações necessárias para o traslado de corpo

“Traslado funerário é um serviço que exige um transporte seguro, dentro da lei e das regras sanitárias”, resumiu Wanderley Rodrigues, diretor-executivo do Grupo Paz Universal, que nos esclareceu vários pontos a respeito do assunto.

Com todos os cuidados necessários, a documentação para o deslocamento entre cidades e estados requer:

  • cópia autenticada da certidão de óbito;

  • alvará judicial para liberação do corpo;

  • cópia da identidade do dono do jazigo onde será realizado o sepultamento;

  • em caso de exumação, cópia autenticada da autorização do responsável pelo jazigo. 

Para traslados internacionais, Wanderley lembrou que cada país possui uma legislação própria, que precisa ser averiguada. Porém, o mais comum é apresentar:

  • certidão de óbito;

  • autorização de remoção do corpo;

  • laudo de tanatopraxia;

  • documentações dos consulados dos países de origem e destino. 

“Por isso, é fundamental que esse serviço seja realizado por uma empresa especializada, que está preparada e que tem conhecimento de todos os trâmites burocráticos”. 

 

É necessário embalsamar?

“Embalsamento” é o nome mais antigo e conhecido da técnica de tanatopraxia, que consiste no conjunto de procedimentos para higienizar, restaurar e conservar o corpo da pessoa falecida, a fim de que ela possa receber as homenagens por mais tempo até ser sepultada ou cremada.

Em casos de traslados funerários demorados, como os internacionais, os cuidados de tanatopraxia são obrigatórios. Além de preservarem a pessoa contra o avançar do estado de decomposição, também promovem maior biossegurança. 

 

Como é feito o transporte do traslado? 

As distâncias do traslado variam e o mesmo acontece com os meios de transporte. Portanto, o descolamento pode ser realizado por carros adequados e concedidos pela empresa de serviços funerários, uma vez que as ambulâncias não são autorizadas. Além disso, entre países, a viagem é feita de forma aérea. 

“A Paz Universal é especializada tanto a nível nacional quanto internacional. Temos um corpo técnico preparado para atender todos os tipos de traslados que a família possa precisar”, ressaltou Wanderley Rodrigues, diretor-executivo do Grupo. 

 

Sempre é possível fazer o traslado de corpo? 

Quando o assunto é traslado, precisamos ressaltar que existem condições em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não permite o deslocamento da pessoa falecida, por motivos de segurança.

Essas situações envolvem falecimentos por doenças infectocontagiosas. Na Resolução RDC Anvisa nº 68/2007, o órgão proíbe em casos de febre hemorrágica e encefalite espongiforme. Também acrescenta: “ou outra nova doença infecto-contagiosa que, porventura, venha a surgir a critério da OMS e concordância da ANVISA/MS e SVS/MS”.

Então, é preciso lembrar das vítimas da covid-19, que podem receber o traslado, mas com cuidados específicos, como higienização das secreções e mínimo contato com os profissionais dos serviços funerários, que devem utilizar todos os equipamentos de proteção individual (EPIs).

 

Muitas precauções, mas o respeito está sempre em foco no traslado funerário

Como você percebeu, o traslado funerário é permeado por burocracias e precauções, mas elas existem para garantir o respeito a quem partiu e segurança de todos. 

No entanto, em meio ao luto, pode ser difícil compreender os detalhes de tudo o que é necessário para o deslocamento da pessoa amada. Nesses momentos, os planos funerários são essenciais para promover tranquilidade e apoio, como relatou Wanderley. 

“Escolher uma empresa como a Paz Universal para cuidar da burocracia e etapas do traslado é fundamental para que você possa se ocupar somente com as homenagens à história de vida do seu ente querido”.

Nossos planos funerários também incluem vários outros atendimentos. São eles: 

 

  1. Atendimento 24 horas;

  2. Urnas exclusivas;

  3. Veículo para remoção;

  4. Ornamentação;

  5. Apoio burocrático para documentações;

  6. Sem limite de idade para usufruir;

  7. Assistência familiar;

  8. Acolhimento humanizado;

  9. Melhor infraestrutura em serviços funerários.

Não podemos nos esquecer ainda dos cuidados em vida que nossos associados recebem com as clínicas parceiras das áreas médica e odontológica, a Medpaz e Odonpaz, além dos descontos em diversas outras empresas dos ramos de serviços, lazer e turismo, entre outras.

Portanto, um plano funerário é o cuidado especializado para viver com plenitude e oferecer amparo à sua família nos momentos complicados, com ou sem a necessidade de traslado.

Você quer saber mais? Venha conversar com nossos consultores e conhecer todos os benefícios de ser um associado da Paz Universal. 

[Entre em contato]




 

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Consulte nossa Política de Privacidade.

Aceitar cookies