Paz Universal Abraça o Xadrez Beneficiando Centenas de Alunos
08/04/2021
Nos dias 24 e 25 de abril, os apaixonados por estratégia, disciplina e foco competirão no Campeonado de Xadrez entre as Categorias Sub 8 e Sub18, correspondendo crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, nos Naipes masculino e feminino. Estão previstas as participações de 50 a 60 instituições de ensino. A organização é da Federação de Xadrez do Estado de Goiás.
No ano passado, o SESC Cidadania, em Goiânia, recebeu cerca de 600 alunos de 400 escolas públicas e particulares. O desafio em 2021 é realizar o evento virtualmente. "Teremos três campeões brasileiros participando conosco: Letícia Maria Silveira Sub 18, Helena Souto Sub 10 e Artur Andreaza Sub 14", ressaltou Henrique Cardoso, professor. "Nosso objetivo é apontar o campeão do estado e o representante de cada categoria no campeonato brasileiro". Ele é o grande responsável por incentivar, promover e romper com todas as barreiras, permitindo, desta forma, que as crianças pratiquem e aprendam, por meio desse esporte, a terem concentração, antecipação de movimentos pelo adversário e determinação para alcançar os objetivos.
Sim, você leu corretamente. O xadrez é considerado esporte, apesar dos atletas não terem atividade física no decorrer das provas. O cérebro é o grande pivor desta modalidade, que inclui estratégias para se conquistar o reinado do adversário. Em jogo está a oportunidade de conquistar a bolsa esporte, uma ajuda financeira que o Estado concede aos atletas. A Paz Universal participa deste relevante projeto nas escolas, porque acredita ser por meio da educação o caminho para uma sociedade mais justa. O Projeto Sou da Paz beneficia dezenas de escolas e centenas de alunos.