O dom do canto como instrumento de acalento às famílias enlutadas
11/07/2022
Para passar o tempo no trânsito, em festas, com o objetivo de animar o ambiente ou para relaxar depois de um dia movimentado: a música tem muitas funções e sempre há aquela canção preferida para cada situação. Todavia, você sabia que as famílias enlutadas também podem usufruir dos benefícios do canto?
É isso o que o Quarteto Castelo Forte mostra com o seu trabalho. Os músicos Marcos Nobre, Charles Oliveira, Uanderson Godoy e Wellinson Godoy são parceiros da Paz Universal e promovem lindas e emocionantes apresentações em homenagens fúnebres.
Eles levam conforto e alento às pessoas em momentos de grande dor e tristeza e, como Charles descreve, conseguem atingir os corações de forma mais profunda do que qualquer outra mensagem. “Ela (música) vai onde palavras ou atos não conseguem chegar. Ela vai até uma terra onde é praticamente impossível de se pisar de qualquer outra forma”.
Percebendo isso, em 2014, a fundadora da Paz Universal, Dona Maria Helena, convidou o Quarteto para firmar essa parceria de sucesso. “Ficamos surpresos, pois não conhecíamos a dimensão do projeto. Porém, logo após nossa primeira reunião, ficou claro que, mais do que uma homenagem póstuma, trata-se de um projeto mais amplo, que além de levar o conforto às famílias, leva um pedacinho da palavra de Deus”, acrescentou Marcos.
O grupo já existia desde o ano 2000 e realizava apresentações em todo o Brasil. Assim, com a nova missão dada, eles perceberam como o dom que possuem é capaz de fazer toda a diferença mesmo nas situações mais delicadas.
O canto alivia a ausência
Um dos momentos mais difíceis que um ser humano pode enfrentar é perceber que a pessoa amada partiu. É entender que terá que lidar com a ausência física desse ente querido. Portanto, ajudar as famílias enlutadas, por meio da música, é uma grande missão.
“As canções são selecionadas a dedo para o momento, com letras que realmente vão trazer uma mensagem de paz, esperança e conforto. Inclusive, através da ouvidoria da empresa já tivemos o privilégio de receber muitos testemunhos positivos a respeito do nosso trabalho”, relatou o barítono do Quarteto Castelo Forte, Uanderson Godoy.
Todavia, essa tarefa nem sempre é simples, como contou Charles Oliveira. É comum a tristeza gerar uma “barreira”. “A gente sente aquele clima de blindagem das pessoas, pois elas não sabem o que nós vamos fazer. Então, percebemos a quebra da barreira invisível por meio das canções. Conseguimos atingir o objetivo com um trabalho bem feito, com as músicas corretas, que não agridem e, sim, valorizam as percepções de cada indivíduo. Consequentemente, na hora que a gente sai, deixamos a semente plantada e, muitas vezes, recebemos mensagens falando sobre aquele momento e os fatos que aconteceram depois por causa daquela homenagem”.
Todos os músicos mencionam a gratidão que recebem das famílias e como esse sentimento também os impulsiona a continuar proporcionando serenidade e consolo, mesmo nas ocasiões em que a dor predomina. “É um privilégio fazer parte desse grande e abençoado projeto, com a oportunidade de levar um alento através do canto”, citou Wellinson Godoy.
A música também edifica quem a canta
Um aspecto relevante do trabalho do Quarteto Castelo Forte, parceiros da Paz Universal, é que eles também saem mais fortalecidos de cada apresentação, como os próprios cantores nos descreveram. “O sentimento é de muita responsabilidade e, ao mesmo tempo, compaixão. Afinal, fomos escolhidos para fazer parte de uma situação íntima e familiar, a despedida de um ente querido”, relatou Marcos Nobre, 1º tenor do grupo.
Charles Oliveira acrescenta que o sentimento de ser útil o move a realizar sempre o melhor em seu trabalho. “Em um momento tão difícil, em que a pessoa está passando por uma fase de perder as expectativas, de perder o chão, a gente tem essa chance de levar uma palavra de ânimo e conforto”.
O que é a música para quem a vive diariamente?
Como você já percebeu, participar de homenagens fúnebres não é um trabalho qualquer. É preciso ver a música como um instrumento para promover carinho e aconchego. Então, como forma de celebrar o Dia do Cantor, comemorado em 13 de julho, perguntamos aos membros do Quarteto Castelo Forte o que é a música para eles. Confira:
Wellinson Godoy - “A música é uma arte que consegue mexer com as emoções, sejam elas no momento da dor ou na alegria, trazendo paz e também regozijo na alma”.
Uanderson Godoy - “É a arte perfeita. Através da melodia e harmonia, tem o poder de mexer com as emoções de todas as formas. Quando inspirada por Deus, traz alegria, conforto, renovação, paz e esperança”.
Charles Oliveira - “Para mim, a música é a janela da alma, que revela que você está feliz, quando canta uma canção alegre e compartilha com as pessoas. Quando você está triste, também há aquela música que irá demonstrar o sentimento que está vivendo. A música mostra qual é a sua percepção de mundo, de momento e ela é fundamental para poder fazer esse equilíbrio emocional na vida de todos nós”.
Marcos Nobre - “A música para mim é uma ferramenta muito especial, pois através dela podemos alcançar vidas e, ao mesmo tempo, ela me levou a diversas situações e lugares dentro e fora do país. Por isso, sou grato a Deus por poder exercer este dom que Ele me deu e, assim, abençoar outras pessoas”.
Serviços funerários que tocam na alma
Resolver as burocracias geradas pelo falecimento de um familiar é algo complicado. É por isso que existem os serviços funerários. Porém, sabemos que o luto vai muito além do que lidar com a papelada. É preciso ter o apoio para viver esse momento com mais serenidade no coração e se despedir do ente que partiu com dignidade.
É por esse motivo que a Paz Universal oferece planos funerários completos e que ultrapassam as questões técnicas de velórios e enterros. Entendemos que é necessário acalentar os corações dos nossos clientes e as homenagens feitas pelo Quarteto Castelo Forte são exemplos disso. O grupo realiza as apresentações em Uberlândia (MG), Goiânia (GO) e Aparecida de Goiânia (GO).
Os planos oferecem ainda os seguintes serviços:
- Urnas exclusivas
- Veículo para remoção
- Ornamentação
- Apoio burocrático para documentações
- Sem limite de idade para usufruir
- Assistência familiar
- Acolhimento humanizado
- Melhor infraestrutura em serviços funerários
Também queremos que os nossos clientes tenham vidas cheias de qualidade e saúde. Por esse motivo, disponibilizamos o programa Multipaz, com descontos em várias empresas parceiras, no ramo de saúde, bem-estar, lazer, turismo, assessoria jurídica e muito mais.
Você quer conhecer mais detalhes sobre esses serviços funerários que tocam na alma? Venha conversar com os nossos consultores.