ESCOLHA SUA CIDADE:

DEMAIS REGIÕES, LIGUE:

(62) 3233-7847

BLOG GENTE DA PAZ

Janeiro Branco e saúde mental: os cuidados da Paz Universal com seus colaboradores

27/01/2023

Quando um novo ano começa, costumamos fazer muitos planos e, para algumas pessoas, a meta de “cuidar mais de si” está presente na lista. Então, logo no primeiro mês, temos a campanha Janeiro Branco, que mostra a importância dos cuidados com a saúde mental. Isso porque só estamos completamente bem quando a nossa mente também está tranquila.

A Paz Universal sabe disso e, além dos cuidados humanizados que oferece aos seus associados, também quer ver os colaboradores saudáveis e usufruindo de qualidade de vida. Portanto, neste início de 2023, convidamos o psicanalista Dr. Filipe Barzellay para ministrar a palestra “Cuidar da mente é cuidar da vida”, no dia 27 de janeiro.

Conversamos com ele sobre a palestra e como é essencial que as equipes de empresas, como as da Paz Universal, tenham momentos de reflexão sobre o próprio bem-estar. Quer saber mais? Acompanhe na leitura!

 

A saúde mental nas empresas

Quebrar barreiras!”. É assim que o Dr. Filipe Barzellay vê as ações de empresas que decidem investir nos cuidados com a saúde mental de seus colaboradores. “Quando a empresa fala ‘eu me preocupo com a sua saúde mental e trago alguém para falar sobre isso com você’, a gente transcende um pouco essa barreira única e exclusivamente profissional”, comentou ele, que há mais de 10 anos trabalha no ambiente corporativo.

Felizmente, as empresas estão promovendo esses cuidados cada vez mais, pois entenderam que é impossível separar um “ser pessoal” de um “ser profissional”. Afinal, quando vamos trabalhar, muitas vezes levamos com a gente os problemas que vivemos em casa e as preocupações da vida familiar.

“Esse é um movimento, por parte das empresas, que faz toda a diferença, para que o colaborador entenda que ali não é só o lugar onde ele ganha o salário, mas que ele pode se envolver, ser cuidado e ter condições de alcançar o seu potencial máximo de vida”, relatou Dr. Filipe.

Afinal, como ele acrescentou, passamos a maior parte de nossos dias no trabalho e precisamos estar bem nesse grande período de tempo das nossas vidas.

 

A relevância do Janeiro Branco

Embora seja muito bom perceber que empresas como a Paz Universal estão atentas ao bem-estar de seus colaboradores, ainda é preocupante observarmos o adoecimento das pessoas com o alto nível de estresse vivenciado nas relações pessoais e na vida corporativa.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) caracteriza o Brasil como o país mais ansioso do mundo. Somos 18,6 milhões de brasileiros sofrendo com a forma patológica desse sentimento, ou seja, ansiosos de maneira extrema.

Já para a depressão, são 5,8% da população afetada, o que é cerca de 11,5 milhões de pessoas no país.

De acordo com o Ministério da Saúde, em torno de 20% dos brasileiros tem, teve ou terá um transtorno de saúde mental, como as já mencionadas ansiedade e depressão, além da síndrome do pânico, por exemplo.

Esse cenário - que já é assustador - pode ter piorado com a pandemia de covid-19. O Instituto Ipsos realizou uma pesquisa com 21 mil pessoas, sendo 1 mil delas brasileiras. Entre a população do nosso país, 50% dos participantes afirmaram que sentiram uma piora em sua saúde mental desde o início da crise sanitária. Essa é uma média acima dos 30 países pesquisados.

Todos esses números mostram a relevância da campanha Janeiro Branco, mas não ficamos presos apenas a este mês.

“Quando a gente fala em saúde mental, é um cuidado constante, não adianta se cuidar só em um mês ou só ouvir a palestra e achar que a sua vida vai mudar. Você precisa estar disposto a se conhecer e a se cuidar em todos os campos da sua vida, da família, trabalho, religião, lazer, cultura e descanso”, aconselhou o psicanalista Dr. Filipe Barzellay.

 

Os sinais de que é preciso ter mais atenção com a saúde mental

Após conhecer esses números preocupantes, reflita um momento acerca da sua saúde mental e veja se você se identifica com esses sinais:

  • Está sempre estressado;
  • Sofre com a ansiedade mesmo sem razão;
  • Vive em uma tristeza constante;
  • Sente desânimo a respeito do futuro;
  • Está dormindo muito pouco ou demais;
  • Percebeu mudanças no seu apetite;
  • Já não sente prazer em atividades que antes gostava;
  • Está se isolando das pessoas;
  • Fica irritado com frequência.

Você percebeu esses sintomas no seu dia a dia? Procure ajuda especializada de um psicoterapeuta, psicanalista e psiquiatra.

 

Os cuidados para quem ajuda pessoas em momentos de luto

Os colaboradores da Paz Universal vivem ainda uma situação mais delicada: eles estão em constante contato com famílias que enfrentam um momento de grande dor, a despedida de seus entes amados.

Portanto, os cuidados com a saúde mental, como mencionou Dr. Filipe, são ainda mais essenciais para esses profissionais. “Para que o colaborador não se abale junto ou se estresse, confundindo o sentimento (da família) em um momento difícil, o cuidado precisa ser mais constante ainda”.

Assim, o psicanalista preparou um roteiro especial para a palestra do dia 27 de janeiro, com abordagens sobre como conciliar metas e lidar com expectativas; os impactos das redes sociais no bem-estar; a saúde mental no ambiente de trabalho; os sinais de adoecimento; e a importância da terapia.

paz universal janeiro branco

 

Atenção intensa à vida!

A Paz Universal sempre se preocupou com a qualidade de vida dos seus colaboradores, e na ocasião da realização anual da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) a empresa oferece palestras que vão além dos primeiros socorros e prevenção e acidentes de trabalho, pois tem o hábito de trazer médicos informar sobre prevenção de doenças cardíacas, de câncer de mama e próstata, de doenças bucais, diabetes, pressão alta e outras.

E agora, além das orientações com os cuidados físicos, a saúde mental passou a fazer parte de programação constante da empresa. Este tema foi debatido na campanha do Setembro Amarelo (set/2022) em um café da manhã com a psicóloga Dra. Rosiany Gonçalves, que explicou sobre os sintomas e efeitos da ansiedade e as formas de buscar ajuda; e em dezembro (2022) foi propiciado aos colaboradores um curso com aulas de técnicas para o alívio da ansiedade e do estresse.

“A Paz Universal tem constante preocupação com a saúde de seus trabalhadores, pois reconhece a grande importância de um clima organizacional mais positivo e engajado, o qual somente acontece no ambiente de trabalho quando as pessoas estão plenas em suas funções”, afirmou a advogada da empresa, Dra. Aparecida Medeiros.

 

As ações que podemos colocar em prática na nossa rotina

Os cuidados com a saúde mental envolvem um combo de atenção: o acompanhamento profissional, as campanhas de conscientização e ações que podemos implementar na nossa rotina.

Sobre este último ponto, confira alguns hábitos que ajudam a ter maior qualidade de vida:

1. Dormir bem;

2. Ter momentos de lazer;

3. Meditar;

4. Praticar exercícios físicos;

5. Ter uma alimentação saudável;

6. Separar períodos para relaxar e ficar perto daqueles que você ama;

7. Praticar um hobby;

8. Entender que nem sempre é possível dar conta de tudo.

 

Segundo o Dr. Filipe Barzellay, precisamos ter um momento para analisar a nossa saúde mental e verificar o que devemos mudar. No entanto, na maioria das vezes, estamos apenas focados em resolver o próximo problema.

“A gente não tem esse tempo de parar para pensar e eu acredito que é isso que faz a diferença. Ter o diagnóstico (de algum transtorno psicológico) no momento inicial facilita bastante o processo (de tratamento)”.

Portanto, aproveite que você leu este material e se inspire a cuidar mais de si!

 

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Consulte nossa Política de Privacidade.

Aceitar cookies