ESCOLHA SUA CIDADE:

DEMAIS REGIÕES, LIGUE:

(62) 3233-7847

BLOG GENTE DA PAZ

Cremação e os impactos no meio ambiente

01/06/2022

As questões ambientais e as formas de preservar o planeta em que vivemos estão cada vez mais na mente da população. Isso permeia até mesmo quando o assunto são os serviços funerários. Além dos hábitos diários em vida, as pessoas também querem ajudar a preservar a natureza mesmo depois que partirem deste mundo.

Antigamente, por exemplo, a cremação era vista algo maléfico ao meio ambiente. Porém, com as atuais tecnologias, a prática está sendo cada vez mais escolhida, inclusive no Brasil, um país que não tinha essa cultura. Por isso, neste mês, que agrega o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, vamos te contar como cremar os nossos mortos é uma forma de contribuir com o planeta. Acompanhe na leitura!

 

Os benefícios da cremação

Como mencionamos anteriormente, existia o mito de que, com a cremação, são emitidos gases tóxicos à atmosfera, principalmente o famoso dióxido de carbono (CO2), responsável pelo efeito estufa e consequente aquecimento global.

Isso realmente acontece quando a técnica é feita ao ar livre e sem cuidados, como em algumas culturas, que utilizam piras funerárias a céu aberto. No entanto, quando é realizada com os equipamentos adequados e de forma profissional, esse dano ao meio ambiente não ocorre.

Rolando Nogueira, diretor da empresa Brucker Fornos Crematórios, parceira da Paz Universal, nos explicou como funciona a cremação: “É utilizado um equipamento extremamente tecnológico. Ele trabalha com uma câmera primária, onde o corpo é cremado, e uma câmara secundária, onde é feita a requeima desses gases que são gerados. Eles não são liberados como fumaça, mas em um formato que não cria nenhum problema em relação ao meio ambiente”. Ele acrescentou que trata-se de uma emissão de calor, como a que vemos em um asfalto quente.

Todo o procedimento é rápido, com duração de 1h15 a 1h30. Também há a assistência de um sistema de análise de gás contínuo, que promove ainda maior segurança para o meio ambiente.

 

Outros pontos positivos da cremação

Quer saber mais sobre a cremação? Entenda que, além dos bons impactos no meio ambiente, a prática gera ainda outros benefícios. Vamos te mostrar os três principais para que você possa ter boas informações, a fim de tomar a decisão que mais se adequa aos seus princípios.

 

É possível manter as cerimônias fúnebres

Os familiares podem realizar o velório normalmente e outras formas de homenagem ao ente que partiu. Só depois é realizada a cremação, que também é um processo muito respeitoso.

“É um atendimento diferenciado, inclusive na entrega das cinzas, que podem ser armazenadas no cemitério ou distribuídas em outros tipos de homenagens”, lembrou Rolando Nogueira.

 

Respeito em cada etapa

A cremação só pode ser feita com a autorização da família ou mediante à Declaração de Vontade, um documento deixado pela pessoa falecida com a expressão desse desejo de prática funerária.

Além disso, em casos de morte violenta, a urna mortuária é levada para um câmara fria, a fim de esperar até que todas as perícias sejam realizadas. Afinal, não será possível exumar o corpo, como pode ser feito nos enterros tradicionais.

 

Oportunidade de cumprir com desejos

Não é incomum as pessoas quererem ter suas cinzas jogadas em locais que amam. Assim, a cremação é esse meio de transformar esses desejos em realidade, o que também pode promover maior conforto à família e amigos no enfrentamento do luto.

 

As mudanças culturais a respeito da morte

 

Como já mencionado, a cremação está se tornando algo mais comum entre a população brasileira. No entanto, apenas cerca de 9% dos corpos são cremados, de acordo com Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep). Nos Estados Unidos, esse número chega a 37%.

Porém, as taxas em nosso país mostram uma tendência de crescimento. Um levantamento da Prefeitura de São Paulo, por exemplo, mostrou que, em 2015, foram 9.170 cremações na cidade. Em 2017, foram realizadas 10.250.

Rolando menciona ainda como a pandemia de covid-19 impactou a maior decisão por cremar os falecidos. “No período da pandemia, houve um aumento significativo das cremações, principalmente quando as pessoas visualizavam em matérias e reportagens as situações complicadas de sepultamentos, alguns até feitos em valas comuns. A cremação era o contrário, pois é uma forma individual e proporciona uma agilidade muito grande”.

O empresário também acrescentou que as novas gerações, como a X, a millenial e a Z, estão optando mais pela cremação. Afinal, essa população está muito atenta às questões ambientais. Segundo uma pesquisa realizada pelo Twitter, 58% dos entrevistados da geração Z, os nascidos a partir dos anos 2000, acreditam que a situação ambiental está pior que nos anos 2010.

Dessa forma, a cremação é uma das maneiras de contribuir com esse cuidado com o planeta, que deve ser responsabilidade de todos.

 

Serviços funerários para a cremação

Não importa qual a escolha feita, o fundamental é defini-la com segurança e muita informação. Em meio a tudo isso, também é importante ter o auxílio de uma funerária de confiança. Então, o indicado é realizar um plano funerário, como os oferecidos pela Paz Universal

Com os nossos cuidados, você e a sua família terão a serenidade de saber que poderão usufruir dos seguintes serviços:

- Atendimento 24 horas

- Urnas exclusivas

- Veículo para remoção

- Ornamentação

- Apoio burocrático para documentações

- Sem limite de idade para usufruir

- Assistência familiar

- Atendimento humanizado

- Melhor infraestrutura em serviços funerários

 

Não podemos esquecer que é possível ainda aproveitar vários benefícios em vida, com o programa Multpaz, que oferece descontos em diversas empresas parceiras.

Para conhecer mais detalhes, venha conversar com nossos consultores:

ENTRE EM CONTATO

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Consulte nossa Política de Privacidade.

Aceitar cookies