Câncer de próstata tem prevenção e cura!
20/11/2023
Imagine uma doença que afeta cerca de 71 mil homens por ano, somente no Brasil. Estamos falando do câncer de próstata, o segundo tumor maligno mais comum entre os brasileiros, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Com números como esses, nunca é demais abordar o problema, que possui um mês para sua conscientização: Novembro Azul, uma campanha que também mostra a importância dos homens cuidarem da saúde de forma geral.
Afinal, assim como várias doenças, as chances de cura do câncer de próstata aumentam quando o diagnóstico é feito de forma rápida. Por isso, os exames preventivos precisam estar sempre no radar.
Nós conversamos com o médico urologista da Medpaz, clínica na Paz Universal, Dr. Cleizony Morais Vencio, para nos explicar os detalhes dessa condição, passando da prevenção até o tratamento. Continue lendo!
O que é a próstata?
Antes de tudo, é importante entender a próstata, uma glândula que apenas os homens possuem. Ela tem o formato de uma maçã pequena, se situando abaixo da bexiga, na frente do reto e ao redor da parte inicial da uretra.
A função dessa estrutura é produzir uma determinada quantidade de sêmen, o líquido que leva os espermatozoides ao pênis. Também contribui para um fluxo urinário adequado.
Infelizmente, como você percebeu, a próstata pode ser acometida por células malignas, que formam os tumores característicos do câncer.
Os sinais de alerta para o câncer de próstata
Você costuma ir ao médico apenas quando sente um desconforto? Não é a melhor conduta quando esta doença está presente. Isso porque os sintomas costumam aparecer apenas quando o nódulo já está em um estágio avançado.
Nessas situações, podem surgir:
1 vontade de urinar frequentemente;
2 dificuldade de urinar;
3 demora para conseguir começar a urinar;
4 jato de urina mais fraco;
5 dores ósseas.
É por isso que os exames preventivos são fundamentais. Dr. Cleizony Vencio explicou que eles devem ser feitos anualmente, a partir dos 45 anos de idade. Porém, quem tem casos desse câncer na família precisa começar o check-up aos 40.
Os procedimentos envolvem o exame de sangue PSA e o toque retal. Caso algo suspeito seja visto, o especialista pode prescrever tomografia computadorizada e biópsia, por exemplo.
Atenção ao PSA alterado
A sigla “PSA” que mencionamos se refere ao “antígeno prostático específico”, uma enzima liberada pela próstata.
No exame de sangue pode ser visto algumas alterações, mas nem todas já certificam a presença de câncer. “O PSA alterado pode indicar tanto o câncer de próstata, em porcentagem menor, e, em uma porcentagem maior, uma doença benigna, como hiperplasia ou prostatite, dependendo do quadro clínico do paciente”, esclareceu o urologista.
Para chegar ao diagnóstico definitivo, é preciso realizar vários testes. Portanto, tenha o médico como um aliado nesse caminho de identificação do câncer de próstata, tratamento e cura.
Os tratamentos disponíveis
Felizmente, a medicina evolui a todo vapor e existem vários tipos de tratamento contra o câncer que afeta essa glândula masculina.
O primeiro passo costuma ser a cirurgia para a retirada da próstata. Também há a possibilidade do paciente ser submetido a sessões de radioterapia, com o objetivo de eliminar resquícios de células doentes.
Outra opção é a hormonioterapia, que bloqueia a produção de testosterona e evita que esse hormônio faça com que o câncer avance.
Cada paciente terá uma prescrição, de acordo com o tipo do tumor, estágio e outras condições de saúde.
Como prevenir o câncer de próstata?
Alguns hábitos de vida ajudam a evitar o câncer de próstata. Então, coloque nos seus cuidados:
- praticar exercícios físicos;
- ter uma alimentação saudável;
- manter o peso adequado;
- não fumar;
- evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- não se expor às substâncias químicas cancerígenas.
Outra precaução que não pode faltar é manter as consultas médicas periódicas porque, apesar desse câncer ser mais comum na terceira idade, os exames devem começar ainda na quarta década de vida, como mencionou o Dr. Cleizony.
Todavia, saiba que o urologista contribui com a saúde não importa a idade. As consultas devem começar na infância. “Assim, podemos fazer o acompanhamento do desenvolvimento genital masculino e realizar exames clínicos, pois o urologista é considerado o médico clínico da saúde do homem”, afirmou o especialista.
Para se proteger contra o câncer de próstata e qualquer outra enfermidade, conte com a Medpaz
Por que deixar os exames preventivos para depois se você pode realizá-los o quanto antes? Como mencionamos anteriormente, o câncer de próstata pode alcançar altas chances de cura, em torno de 90%, quando diagnosticado precocemente.
Portanto, saiba que você tem a Medpaz ao seu lado para esse e vários outros cuidados. Na clínica, os associados à Paz Universal podem realizar consultas e exames com preços especiais.
Você ainda não é um associado? Venha conversar com os nossos consultores e conhecer todos os benefícios que ganhará ao ter um plano Paz Universal!